quarta-feira, 19 de outubro de 2011

POLICIAL - 19/10/2011 11:04 (251 visualizações) - Imprimir imprimir esta notícia
Juízes e delegados da Paraíba criam plano de segurança contra ameaças
Juízes, delegados das Polícias Civil e Federal e representantes da Polícia Militar e de direções de presídios do Sertão paraibano elaboraram um plano de segurança para as cidades de Patos e Catolé do Rocha, onde as autoridades dizem estar recebendo ameaças de morte. O clima de tensão se estabeleceu nas cidades depois da realização da operação Laços de Sangue, que resultou na prisão de 17 suspeitos de integrar grupos de pistoleiros comandandos por famílias rivais.
O Plano Integrado de Segurança é composto por 15 ações e foi definido na segunda-feira (17) durante reunião no Fórum Miguel Sátyro, em Patos. Entre as iniciativas estão barreiras nas estradas e uma ‘força-tarefa’ para agilizar as investigações e a conclusão dos inquéritos. Os detalhes operacionais não foram revelados à imprensa.
Segundo o juiz Antônio Silveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados, as pessoas que receberam ameaças terão segurança reforçada. “Haverá ainda maior integração entre os órgãos de investigação e o próprio Poder Judiciário, com vista a imprimir maior eficiência nos processos criminais”, explicou. Já o coronel José de Almeida Rosas, comandante do 3º Batalhão de Patos, garantiu que o esquema não ficará restrito à proteção das autoridades, mas também servirá para a população em geral. “Serão realizadas operações em prol da comunidade e das pessoas envolvidas nesta operação”, afirmou.
Conforme a Polícia Civil, depois da operação, uma juíza disse ter sido seguida quando voltava do trabalho para casa. Ela retornou ao fórum e solicitou acompanhamento policial. A polícia também investiga a ligação entre as ameaças de morte supostamente feita por pistoleiros com o atentado sofrido pelo diretor da Penitenciária de Segurança Máxima de Patos, Estênio Dantas.
Na terça-feira (18), o Estado determinou a abertura de uma sindicância para apurar as causas da morte de um dos suspeitos presos na operação. Marcelo Vieira Batista foi vítima de um incêndio dentro do presídio de Patos.

Do g1 PB
POLICIAL - 19/10/2011 10:56 (1423 visualizações) - Imprimir imprimir esta notícia
Polícia prende acusados pela morte de vendedor em Patos
Por volta das 11h00 de ontem (18), o Oficial CPU do 3º BPM 2º TEN FERNANDO, juntamente com a Rádio Patrulha, receberam uma solicitação via COPOM de que na Rua Pedra Branca, no bairro do Belo Horizonte, na cidade de Patos – PB, acabara de ocorrer um homicídio, tendo como vítima o Sr. JAGUINETON GONÇALVES DA SILVA, 38 anos, solteiro, vendedor.
Através de informações anônimas, constatou-se que o crime teria sido cometido por dois indivíduos conhecidos por FRANCISCO, vulgo “PRIMIM” e “NEGO NOVA”, que tal fato se procedeu numa moto preta de placa não revelada.
Iniciada as diligências, foi encontrado o primeiro acusado o menor I.A.I, 17 anos de idade, conhecido por “NEGO NOVA”, tendo em sua residência uma arma de fogo calibre .38 com 12 (doze) munições intactas e mais 80g de Crack (equivalente a 250 pedras).
Ainda durante a operação, por volta das 03h00min do dia 19/10/2011, foi localizado na rodoviária desta cidade o segundo acusado de nome FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA DE SOUSA, 26 anos.
Segundo o menor, quem ceifou a vida da vitima foi o FRANCISCO, autoria esta que o mesmo confessou, assim como a participação do menor I.A.I, que segundo ele, o teria auxiliado durante a fuga.

ASCOM 3º BPM 
Foto - Mário Frade - arquivo
POLICIAL - 18/10/2011 12:07 (8503 visualizações) - Imprimir imprimir esta notícia
Camelô é assassinado em plena luz do dia em Patos
A violência em Patos continua sem dar trégua, depois do assassinato do homossexual José de Arimateia, registrado no ultimo domingo, nesta terça-feira pela manhã o camelô Jaguineton Gonçalves da Silva, 41 anos, foi alvejado a tiros. 
O crime aconteceu na Rua Pedra Branca, bairro Belo Horizonte. Segundo informações da irmã da vitima Jaqueline Gonçalves, o camelô tinha envolvimento com drogas e estava recebendo ameaçadas de morte. Um outro irmão, Jailton Gonçalves da Silva, revelou que o único vício do irmão era com a bebida alcoólica.
A polícia não descarta a possibilidade de acerto de contas e empreendeu diligência a fim de capturar os suspeitos de mais um homicídio na cidade.  Com mais esse crime o numero de homicídios chega a 46, só este ano em Patos.
Muitos curiosos se posicionaram em frente à residência para acompanhar o trabalho da polícia, bem como ver a remoção do cadáver feita por peritos do Instituto de Criminalística de Patos. A delegada de homicídios, Simone Quirino, esteve no local do crime, mas ainda não adiantou à imprensa a linha de investigação do 46º assassinato em Patos só esse ano.
assassinato
local do crime
local do crime 
Eduardo Rabêlo/Com informações de Acilene Candeia
Foto 2: Mário Frade / Portal Patos