quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POLICIAL - 27/09/2011 09:04 (11609 visualizações) - Imprimir

Polícia deflagra Operação contra Grupo de Extermínio em Patos e região


A polícia civil e militar da Paraíba deflagrou na manhã de hoje, terça-feira, dia 27 de setembro, a operação denominada de “Laços de Sangue” nas cidades de Patos, Catolé do Rocha, João Pessoa e no estado do Rio Grande do Norte.

Segundo a polícia, a operação tem como objetivo, a repressão de três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas. A ação policial está sendo realizada pelas polícias civil e militar, com a coordenação do Ministério Público.

Até o momento 15 pessoas já foram presas temporariamente, sendo dessas, 5 de Patos. Foram apreendidas também várias armas, de características ainda não reveladas pela polícia.

A polícia informou que a operação teve que ser antecipada, pois três pessoas estavam marcadas para morrer no município de Catolé do Rocha.

Em nota divulgada na manhã de hoje, a polícia informou que três famílias do Sertão são protagonistas de execuções na região. São elas: Oliveira, Veras e Suassuna.





Veja a nota da polícia



OPERAÇÃO LAÇOS DE SANGUE APREENDE 17 ARMAS E 15 PESSOAS



Foi deflagrado no dia de hoje,27.09.11,às 04:00 hs, nas cidades de Patos, Catolé do Rocha, João Pessoa, e no Estados do Rio Grande do Norte, a Mega Operação policial que foi intitulada de Laços de Sangue, que teve por objetivo a repressão de três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas .A operação foi realizada pela POLÍCIA MILITAR (3º BPM\Patos e 12º BPM\ Catolé do Rocha) Polícia Civil (5ªDRPC e 8ªDRPC),GAECO(Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado\ Ministério Púbico da Comarca de Patos) e o Poder Judiciário(Comarcas de Patos e Catolé do Rocha).

A Operação Policial, é um trabalho inédito realizada pelas polícias estaduais, 130 policiais participaram, coordenada pelos CEL QOPM ALMEIDA (Comandante do 3º BPM/Patos), TC QOPM CUNHA (comandante do 12º BPM/ Catolé do rocha), Delegados Regionais, André Rabelo(8ªDRPC) e Cristiano Jacques(5ªDRPC), Del.Glauber e Simone Quirino, Além da participação de diversos oficiais da Polícia Militar, tais como: O CAP QOPM Esaú Comandante do CHOQUE, O CAP QOPM Deuslânio, O Comandante da ROTAM 1º TEN Dillery e o oficial CPU 2º TEN QOPM Fernando. Os mandados de Prisão Temporária e busca e apreensão, foram expedidos pelas Comarcas de Catolé do Rocha e Patos.

O desencadeamento da operação policial, teve que ser antecipado, tendo em vista, três execuções programadas, que aconteceriam no município de Catolé do Rocha, à mando do clã Oliveira.

Versa a operação sobre investigação em torno de três organizações criminosas, os Clãs Oliveira,Veras e Suassuna, que vêm se confrontando, e realizando várias execuções, que resultaram até o momento, em cerca de 64 homicídios. Segundo as investigações, uma característica marcante dos três grupos, é o planejamento de suas execuções, todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos, executam. Os integrantes dos clãs residem em diversos municípios e Estados da Federação: Catolé do Rocha, Patos, João Pessoa, RN, CE.





DOS CRIMES EM CATOLÉ DO ROCHA E OUTROS LOCAIS

Só Este ano em Catolé do Rocha e outros municípios, foram registrados cerca de 04 homicídios,que somando com os crimes acontecidos em Patos,já apontam para o número assustador de 07 execuções, que perfazem um total de cerca de 64 homicídios, decorrentes da guerra dos clãs Oliveira\Veras e Suassuna, que teve origem no município de Catolé do Rocha.

DOS CRIMES EM PATOS

No município de Patos, o clã Oliveira é suspeito de envolvimento nos crimes:

Em 23.05.11, José Antônio de Araújo(Juninho de São Bento).

Em 24.05.11, foi assassinado Ramises da Rocha(Ramises).

Em 25.06.11, foi assassinado Aldo Suassuna de Sousa(“MiMI”: irmão de Silvio Suassuna de Sousa, mais conhecido por “Moça Branca”, assassinado em 14.03.11, à mando da família Oliveira ).

DA APREENSÃO



Na cidade de Brejo dos Santos foram apreendidos vários coletes balísticos, inúmeros rádios de comunicação, lunetas de fuzil, espingardas, rifles e pistolas. Em Carauba-RN, a apreensão se deu com revolveres, duas espingardas, balacravas (capuz que protege o rosto) e várias munições. Em Antônio Dias-RN, foram cinco revolveres, três pistolas, várias munições e quatro pessoas foram detidas.

DAS PRISÕES:

Ao todo 15 pessoas foram detidas. Foram presos em virtude de mandado de prisão temporária: Raimunda Cleide de Mesquita (Cleide), Presa em João Pessoa, Jarbas Jacone de Oliveira (Jarbas), Raimunda Cleonice de Mesquita Sousa (Raimunda), Vinícius de Mesquita Sousa (filho de Raimunda), João Lustosa de Sousa (esposo de Raimunda), Jocicleide de Mesquita Sousa (Irmã de Vinícius), Joadilly Kledson Figueiredo Serafim da Silva(“Jade”), dentre outros.

FORAGIDOS:

Estão foragidos, Raimunda Ednalva de Mesquita (Nalva), Marcelo Batista Vieira (Marcelo Oliveira) e o pistoleiro Edmilson Nascimento da Silva ( Careca ou Biu) , qualquer informação ligar 190 (Disque Denuncia da Polícia Militar).

.





ATENCIOSAMENTE,



TENENTE JACKELINY MARTINS NUNES KALKMANN- CHEFE DA 5º SEÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário